Ir al contenido principal

Reconhecendo meu país – Percurso Bogotá – Manizales – Bogotá

Nessas férias também teve a oportunidade de viajar na zona cafeteira. Para essa região vou dedicar vários post para não chatear vocês com coisas muito longas.
Vou começar falando do percurso e das estradas. O trajeto Bogotá manizales foi pela estrada Panamericana, ou pelo mais conhecido “alto de la línea”. Esse percurso está cheio de contradições, no passo Bogotá – Melgar já tem em funcionamento o túnel para evitar o passo na “nariz del diablo” (canto da estrada cheio de curva com uma pedra com a forma de um nariz esquisito) túnel de 14 Km, muito bom, mas do lado tem um bocado de trabalhos largados (ai que a gente ve a corrupção e o roubo todo dos Nule). Chegando em Melgar, a gente encontrou a saída nova para Girardot evitando o passo pela cidade (a gente não sabia e tínhamos planejado tomar café da manha lá, assim que deu trabalho entrar e sair da cidade). O tramo entre Girardot e Cajamarca muito bom(único tramo plano da viagem). A parte entre Cajamarca e Calarca com muitas surpresas; há pelo menos quatro anos que eu não passava lá, encontrei uma infraestrutura muito boa, vários viadutos muito altos já em funcionamento e mais outros em construção, reduzindo um bocado o trajeto, também da para ver a obra do “túnel de la línea”, tão esperado por todos quanto o metrô de Fortaleza, ainda não esta funcionando, mas algum dia será.

Todo mundo sabe que no ano 2011 foi tal vez o inverno mais forte e mais longo dos últimos tempos na Colômbia. Essa estrada, como quase todas no país também sofreu as consequências de tanta chuva, mas numa hora dessas já deve estar boa, o pessoal do INVIAS estava trabalhando para recuperá-la. Bom chegando em Calarca é praticamente um pulo para chegar em Manizales, ummm aqui vou fazer um esclarecimento, a gente não ficou em Manizales mesmo, ficamos um pouco antes numa cidade que se chama Chinchiná.

O retorno foi pela estrada que vai pelo “alto de letras”, muito mais curto e rápido do que por “el alto de la línea”. A gente tinha muito medo daquela estrada porque foi uma das que mais desabou com as chuvas, sim estava com alguns cantos muito ruins, mas pessoal trabalhando direto, assim que como na outra estrada, numa hora dessas já deve estar ok. Dessa estrada a minha frustração foi que não deu para ver o nevado. Vou ter que voltar só por causa disso.

Listado de cidades pelas que a gente passou:
Ida: Bogotá, Soacha, Silvania, Fusagasuga, Melgar, Girardot, Ibagué, Cajamarca, Calarca, Armenia, Circasia, Pereira, Dos Quebradas, Santa Rosa de Cabal, Chinchiná.
Volta: Manizales, Villa María, Herveo, Fresno, Mariquita, Honda, Guaduas, Villeta, La Vega, El Rosal.


Comentarios

Entradas populares de este blog

Más de malas que piraña mueca

Durante mi vida algunas cosas interesantes han pasado, entre ellas vivir en el Amazonas. Tierra de Dios y del diablo, el último rincón del mundo, donde las cosas más extrañas pueden pasar. Pero ni crean que esta historia tiene que ver algo con mi época en Amazonas…. lejos de eso, bueno si tiene algo que ver…. Durante la semana pasada recibí la visita de un amigo que conocí en aquella época, hace mucho no nos veíamos y él no conocía la ciudad; así que aproveche para dar una parada en el trabajo y relajarme un poco. Fuimos a muchas partes, ya el fin de semana nos encontramos con otros amigos y fuimos a una laguna en la desembocadura de un rio, muy cerca a la playa, paisaje de envidiar, dunas, agua tranquila, sol radiante….. confieso soy visitante frecuente de aquel lugar.  Por causa del sol, decidí entrar al agua para refrescarme, cuando de repente, empecé a sentir pequeños pellizcos en uno de mis dedos, cada vez más intensos, cuando saque la mano del agua  “o sorpresa”, había u...

Com mais azar do que piranha sem dentes

Na minha vida tem acontecido algumas coisas interessantes, entre elas morar no Amazonas. Terra de Deus e do diabo, o último buraco do mundo, onde as coisas mais esquisitas podem acontecer. Mas não achem que esta historia tem a ver alguma coisa com aquela época... longe disso.... bom, acho que sim tem a ver.... A semana passada recebi a visita de um amigo que conheci naquela época, há muito tempo a gente não se encontrava e ele não conhecia a cidade; então aproveitei para dar uma parada no trabalho e tirar uma folga. A gente foi pra muitos cantos, já no final de semana encontramos outros amigos e fomos para uma lagoa na desembocadura de um rio, perto da praia, com uma paisagem de dar inveja, dunas, água mansa, sol radiante... confesso que sou visitante freqüente daquele local. Por causa do sol, decidi cair na água para me refrescar, quando de repente, comecei sentir pequenas pitadas no meu dedo, cada vez mais intensas, quando tirei a mão da água “surpresa!!”, tinha um pez pendura...

No se aceptan devoluciones

Hace mucho tiempo que no reía tanto con una película. Los que me conoces saben que no soy allegada a las películas de comediantes, en general me caen gordas, pero esta me pareció muy buena. Tiene muy buen ritmo, el estilo es medio “Cantinflas” a lo moderno. La historia es divertida, sin ser el mejor argumento del mundo, vale la pena verla.