Nessas férias também teve a oportunidade de viajar na zona cafeteira. Para essa região vou dedicar vários post para não chatear vocês com coisas muito longas.
Vou começar falando do percurso e das estradas. O trajeto Bogotá manizales foi pela estrada Panamericana, ou pelo mais conhecido “alto de la línea”. Esse percurso está cheio de contradições, no passo Bogotá – Melgar já tem em funcionamento o túnel para evitar o passo na “nariz del diablo” (canto da estrada cheio de curva com uma pedra com a forma de um nariz esquisito) túnel de 14 Km, muito bom, mas do lado tem um bocado de trabalhos largados (ai que a gente ve a corrupção e o roubo todo dos Nule). Chegando em Melgar, a gente encontrou a saída nova para Girardot evitando o passo pela cidade (a gente não sabia e tínhamos planejado tomar café da manha lá, assim que deu trabalho entrar e sair da cidade). O tramo entre Girardot e Cajamarca muito bom(único tramo plano da viagem). A parte entre Cajamarca e Calarca com muitas surpresas; há pelo menos quatro anos que eu não passava lá, encontrei uma infraestrutura muito boa, vários viadutos muito altos já em funcionamento e mais outros em construção, reduzindo um bocado o trajeto, também da para ver a obra do “túnel de la línea”, tão esperado por todos quanto o metrô de Fortaleza, ainda não esta funcionando, mas algum dia será.
Todo mundo sabe que no ano 2011 foi tal vez o inverno mais forte e mais longo dos últimos tempos na Colômbia. Essa estrada, como quase todas no país também sofreu as consequências de tanta chuva, mas numa hora dessas já deve estar boa, o pessoal do INVIAS estava trabalhando para recuperá-la. Bom chegando em Calarca é praticamente um pulo para chegar em Manizales, ummm aqui vou fazer um esclarecimento, a gente não ficou em Manizales mesmo, ficamos um pouco antes numa cidade que se chama Chinchiná.
O retorno foi pela estrada que vai pelo “alto de letras”, muito mais curto e rápido do que por “el alto de la línea”. A gente tinha muito medo daquela estrada porque foi uma das que mais desabou com as chuvas, sim estava com alguns cantos muito ruins, mas pessoal trabalhando direto, assim que como na outra estrada, numa hora dessas já deve estar ok. Dessa estrada a minha frustração foi que não deu para ver o nevado. Vou ter que voltar só por causa disso.
Listado de cidades pelas que a gente passou:
Vou começar falando do percurso e das estradas. O trajeto Bogotá manizales foi pela estrada Panamericana, ou pelo mais conhecido “alto de la línea”. Esse percurso está cheio de contradições, no passo Bogotá – Melgar já tem em funcionamento o túnel para evitar o passo na “nariz del diablo” (canto da estrada cheio de curva com uma pedra com a forma de um nariz esquisito) túnel de 14 Km, muito bom, mas do lado tem um bocado de trabalhos largados (ai que a gente ve a corrupção e o roubo todo dos Nule). Chegando em Melgar, a gente encontrou a saída nova para Girardot evitando o passo pela cidade (a gente não sabia e tínhamos planejado tomar café da manha lá, assim que deu trabalho entrar e sair da cidade). O tramo entre Girardot e Cajamarca muito bom(único tramo plano da viagem). A parte entre Cajamarca e Calarca com muitas surpresas; há pelo menos quatro anos que eu não passava lá, encontrei uma infraestrutura muito boa, vários viadutos muito altos já em funcionamento e mais outros em construção, reduzindo um bocado o trajeto, também da para ver a obra do “túnel de la línea”, tão esperado por todos quanto o metrô de Fortaleza, ainda não esta funcionando, mas algum dia será.
Todo mundo sabe que no ano 2011 foi tal vez o inverno mais forte e mais longo dos últimos tempos na Colômbia. Essa estrada, como quase todas no país também sofreu as consequências de tanta chuva, mas numa hora dessas já deve estar boa, o pessoal do INVIAS estava trabalhando para recuperá-la. Bom chegando em Calarca é praticamente um pulo para chegar em Manizales, ummm aqui vou fazer um esclarecimento, a gente não ficou em Manizales mesmo, ficamos um pouco antes numa cidade que se chama Chinchiná.
O retorno foi pela estrada que vai pelo “alto de letras”, muito mais curto e rápido do que por “el alto de la línea”. A gente tinha muito medo daquela estrada porque foi uma das que mais desabou com as chuvas, sim estava com alguns cantos muito ruins, mas pessoal trabalhando direto, assim que como na outra estrada, numa hora dessas já deve estar ok. Dessa estrada a minha frustração foi que não deu para ver o nevado. Vou ter que voltar só por causa disso.
Listado de cidades pelas que a gente passou:
Ida: Bogotá, Soacha, Silvania, Fusagasuga, Melgar, Girardot, Ibagué, Cajamarca, Calarca, Armenia, Circasia, Pereira, Dos Quebradas, Santa Rosa de Cabal, Chinchiná.
Volta: Manizales, Villa María, Herveo, Fresno, Mariquita, Honda, Guaduas, Villeta, La Vega, El Rosal.
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